CONSELHOS E ASSOCIAÇÕES
Fundada em 1940, a ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
A SBQ tem por finalidade congregar químicos ou outras pessoas que trabalham e tenham interesse em química, com o propósito de desenvolver, divulgar e promover o desenvolvimento da pesquisa, da educação e das aplicações práticas da química, zelando pelo alto nível científico da química no País.
O CFF e os conselhos regionais são destinados a zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem qualquer atividade farmacêutica no Brasil.
A Associação Brasileira de Controle da Qualidade - ABCQ é organização não-governamental, sem fins de lucro, dedicada à Qualidade desde 1974.
A ANFARMAG é uma entidade sem fins lucrativos que visa defender os interesses do setor magistral e, sobretudo, da saúde pública do Brasil, garantindo o exercício da atividade profissional do farmacêutico na farmácia magistral.
ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS
A Anvisa promove a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.
A missão do Inmetro é prover confiança nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade.
O MAPA visa promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da Sociedade Brasileira.
O MS visa a promoção, proteção e recuperação da saúde, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias, melhorando a vigilância à saúde e dando qualidade de vida ao brasileiro.
Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, exerce o poder de polícia ambiental e executa ações das políticas nacionais de meio ambiente, assim como as ações supletivas de competência da União.
Principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
ÓRGÃOS INTERNACIONAIS
Responsável por garantir a segurança de alimentos, drogas, produtos biológicos, cosméticos, dispositivos médicos e produtos eletrônicos emissores de radiação.
Líder mundial em desenvolvimento e edição de padrões internacionais.
Promove saúde e qualidade de vida através da prevenção e do controle de doenças, acidentes pessoais e deficiências.
Tem como missão a proteção da saúde humana e a conservação do meio-ambiente.
Seus escritórios internacionais desenvolvem, mantêm e expandem o acesso de produtos agrícolas norte-americanos aos mercados mundiais.
Órgão das Nações Unidas que conduz as atividades internacionais encaminhadas a erradicar a fome.
Ligada à FAO e à OMS, desenvolve padrões, guias e textos relacionados a alimentação.
Provedor e facilitador mundial no desenvolvimento, uso e harmonização de métodos analíticos validados e programas e serviços de garantia de qualidade laboratorial.
Mais antiga e mais diversificada organização de profissionais em saúde pública do mundo.